segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CRÔNICA DO DEBATE POLÍTICO

Estamos a alguns minutos para o início do último debate político entre os dois candidatos à presidência da República da Extorquênia.
Auditório lotado, câmeras em foco, e o apresentador Uilian Clonner faz as apresentações:
-Boa noite senhoras e senhores, bem vindos ao debate final entre os candidatos à presidência de nossa amada pátria. A nossa direita o candidato da esquerda Morthela Brutus, e a nossa esquerda o candidato de direita Pynnell Pancadús.
Os temas abordados hoje serão sobre segurança e saúde.
As perguntas serão feitas por nossa bancada de repórteres de nossasduas maiores redes de televisão, a Rede Esfera, e a Rede Flamulante. Cada candidato responderá alternadamente às
perguntas. Vamos começar.
A primeira pergunta é feita pelo repórter da Rede Esfera ao candidato Morthela.
Repórter: Sr. Candidato, sua campanha tem sido focada no tema da segurança, então lhe pergunto: o que o Sr. fará para solidificar a eficiência das Unidades de Polícia Pacificadora, visto que as mesmas não mais estão surtindo o mesmo efeito de quando foram implantadas?
Morthela: Simples meu caro repórter, não se combate a guerra com paz, implantarei as Unidades de Polícia Exterminadora, que agirá não de “olho por olho”, e sim de “dente por dente”.
-Resposta do outro concorrente ao pleito:
Pancadús: Distribuirei as pastas do meu ministério para cada chefe do crime organizado, pois é sabido que se você quer proteger algo de valor, dê a um ladrão para tomar conta.
Pergunta do repórter da Rede Flamulante ao candidato Pynnell.
Repórter: Sr. Candidato, minha pergunta é sobre o tema da saúde. Sabemos que o Sistema Único de Saúde no país vai de mal a pior. Qual será sua estratégia para melhorar este quadro?
Pancadús: Como disse meu nobre companheiro, Sr. Morthela, simples meu caro repórter.
No meu dicionário a palavra “único”, quer dizer de um apenas, e com tantas enfermidades que nos assolam, como pode um sistema único dar conta de tanta demanda. Por isto criarei o Sistema Diverso de Saúde.
-Resposta do outro candidato às eleições:
Morthela: Aumentarei consideravelmente o número de profissionais da área de saúde para atendimento nos hospitais, clínicas e pronto-socorro. Para tanto, além dos acadêmicos recém formados em medicina, contratarei benzedeiras, xamãs, pajés, médiuns e macumbeiros.
O debate continuou enfadonho, dado à falta de originalidade e viabilidade para a solução das questões apresentadas. O que se viu foi apenas velhos clichês e frases de efeito que nem merecem serem citadas aqui.
Ao final do debate, foi dado a cada candidato a oportunidade de resumir em uma frase, a base geral de suas campanhas.
Morthela Brutus sentenciou: Não se iludam, o mal se corta é pela raiz.
Pynnell Pancadús filosofou: É hora de união, pois de gênio e louco, todos nós temos um pouco.
Após o encerramento do debate Uilian Clonner, agradeceu a plateia, aos repórteres e a audiência, e o programa saiu do ar.
Imediatamente dois agentes penitenciários entram no auditório e algemam Morthela, que é conduzido para o presídio de segurança máxima Bengó 1, e dois enfermeiros vestem Pynnell com uma camisa de força e o conduzem ao sanatório municipal Sigmund Freud.

Obs.: qualquer semelhança entre os personagens e a realidade é mera coincidência.

Denis Cunha
04/10/2014 (véspera do 1º turno para as eleições presidenciais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário