quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CRÔNICA DO APELIDO LETAL

Juvenal é nordestino da Paraíba, cabra macho arretado, roçador de pastos, de uma força descomunal, pescador nas horas vagas e frequentador de botecos devido sua paixão pela "branquinha", "água que boi não bebe", ou seja, a cachaça.
Gente muito boa, caladão, só com um único e perigoso problema: o apelido de "pescocinho", devido à desproporcionalidade do tamanho do seu pescoço. Apelido este, que já foi motivo de diversas confusões, brigas e até ocorrências policiais, pois se o mesmo for pronunciado, Juvenal vira bicho e topa qualquer parada para punir quem o proferiu.
A última ocorrência que por pouco não vira um espancamento, foi quando um pobre coitado, em uma tarde de domingo, resolve ir ao boteco frequentado por Juvenal  para assistir ao futebol na tv a cabo, só que  o dito cujo, naquele dia havia contraído ao acordar, um terrível torcicolo, tão forte que lhe obrigava a permanecer com seu pescoço virado para o lado. E isto foi o suficiente para que Juvenal, já meio tonto devido ao fermentar alcoólico, que apesar de acontecer no estômago, tem sua influência é na cabeça, acha que o fulano do torcicolo está debochando dele, com a postura do pescoço torto. A confusão foi enorme, e graças ao grande número de frequentadores do boteco, que seguraram Juvenal, o pobre coitado livrou-se de uma baita surra.
Entre os presentes naquela tarde, estava Leleco e dois amigos. Leleco é o tipo de pessoa que adora uma gozação,"pegar no pé", "encher o saco" de qualquer um.
Vendo o ocorrido, questiona o motivo aos amigos, que lhe passam a "ficha" do Juvenal. Leleco, fica um pouco pensativo e diz aos colegas:
-Vou arrumar um jeito de chamar este brutamontes pelo seu apelido!
Ao que os colegas logo retrucam, lhe avisando do perigo em potencial desta sua maluca idéia.
-Vocês me aguardem...-diz Leleco.
-E vou chamá-lo pelo apelido mais de uma vez.-complementa Leleco.
-Olha, para cada vez que você disser o apelido, te pago duas cervejas então.-desafia um dos amigos.
-Feito!!!!-exclama Leleco.
Os rapazes não duvidam da criatividade e inteligência de Leleco, porém chegar a este ponto, seria arriscar demais. E o disparate maior é dizer o apelido mais de uma só vez. Eles iriam esperar e pagar para ver.
Durante a semana seguinte, os amigos de Leleco não perdiam a oportunidade de questioná-lo se seu plano já estava pronto, ao que Leleco respondia que estava pensando a respeito e providenciando uma forma de cumprir o prometido.
Na sexta-feira, Leleco convoca seus dois colegas e lhes comunica que já está pronto para o desafio, e que seria no domingo, na hora do futebol pela tv.
A curiosidade fervilhava nas cabeças dos dois amigos, pois jamais poderiam imaginar o que Leleco iria aprontar.
É domingo, e como sempre, lá estão os assíduos fregueses do boteco, e entre eles, o Juvenal, já um tanto de "pote cheio", o que sempre o torna mais perigoso se desafiado.
Chegam Leleco e suas duas testemunhas. Pedem uma cerveja e começam um papo descontraído.
De repente, Leleco se levanta e caminha até o balcão, onde se encontra o Juvenal. O coração dos dois amigos param de bater por instantes...
-Grande Juvenal, você é o Juvenal, não é mesmo?-pergunta Leleco.
-Sim, sou eu.-responde Juvenal um tanto desconfiado.
-Não lembra de mim não? Você pescou comigo a uns tempos atrás!!!-afirma Leleco.
-Pesquei não seu moço.-indaga Juvenal.
Ao que Leleco afirma:
-Pescou sim (o que foneticamente se ouve: PESCÔSIM)
-Pescou não.-diz Juvenal.
-PESCÔSIM, eu tenho boa memória, PESCÔSIM...
-Cê tá ficando maluco moço, eu nem te conheço.-afirma Juvenal.
-É, talvez eu esteja te confundindo com alguém, tudo bem, valeu meu camarada, me desculpe então.-fala Leleco e se afasta, já voltando pra mesa dos amigos com o sorriso de vitória no rosto.
-Contaram quantas vezes falei o apelido?-indaga Leleco aos amigos.
-Três vezes!!-responde um dos amigos.
-Então, vamos ver, tenho seis cervejas para saborear, não é mesmo??? E 0800, o que é ainda melhor.-se gaba Leleco.
-Pode pedir, eu pago!!!-afirma o amigo.
Após o ocorrido, virou moda, entre os que estavam no boteco naquela tarde e que presenciaram a conversa entre Juvenal e Leleco, perguntarem sempre ao "Pescocinho":
-Eu já pesquei com você, se lembra Juvenal????...
E o Juvenal ficava ali, sem entender nada, com o olhar de peixe morto.

obs.: Todos os personagens são pura ficção.

Denis Cunha
24/09/2014 



Nenhum comentário:

Postar um comentário