quinta-feira, 28 de maio de 2015

CONFRARIA MUNDIAL DOS SERES DIFERENTES

Como nos dão alegrias, os agentes dos Correios...
Abri a encomenda ! Logo secou-se minha boca,
bambearam minhas pernas, descompassou meu coração.
Um bilhete aéreo com data próxima destino Paris-França.
Na cidade Luz um táxi a minha espera me levou ao destino:
RUE DE FLEURUS, nº 27...beliscava-me pois não acreditava.
Antes mesmo de fazer soar a campainha, abriu-se a porta.
Matisse é quem veio me dar boas vindas.
Em sala de móveis renascentistas, sofás aveludados, piano de cauda,
belas obras em gesso, telas, refinada biblioteca e cortinas de seda,
Fui saudado por Gertrude Stein, Renoir, Cézanne, Picasso, Maurice Denis, Ernest Hemingway,  entre outros.
Gertrude Stein, como anfitriã, oferecendo-me fino vinho em taça cristalina,
convidou-me a sentar junto a todos, o que de pronto e ainda pasmo obedeci.
Encaminhando-se até a biblioteca, de lá voltou com um livro nas mãos.
Abrindo-o aleatoriamente recitou para todos ouvirem:
"Visto que amo, permanece em mim a dor; não o gemido e nem o lamento,
mas o sofrimento de parto, a renovação do amor."
Achei que iria desmaiar. Era o meu livro em suas mãos, minha poesia em sua voz,
e o sorriso ameno em todos os presentes.
Diante de incontrolável emoção, a Sra. Stein pousando sua mão na minha,
disse-me com carinho e afeição:
-Acalma-te, não estás em outro mundo. Estais aqui para conhecerdes a tua família,
tua primordial família. Muitos outros dos teus irmãos e irmãs, apesar de ausentes, mandam-lhe
abraços e cordiais saudações.
Antes mesmo de acordar deste sonho, eis que o agente do Correio bate à minha porta outra vez.
Abro o envelope, nele um bilhete rodoviário com data próxima destino chácara Casa do Sol, Campinas-SP.
Procuro no google pelo endereço; residência de Hilda Hilst.
Já fiquei a imaginar: Ela, Quintana, Suassuna, Gullar, Chico...

Denis Cunha
28/05/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário